É um exame de avaliação da medula óssea (popularmente conhecida por “tutano”) e tem como objetivo analisar a estrutura e produção de células sanguíneas para diagnosticar cânceres como leucemia, linfoma e mieloma, além de detectar doenças específicas da medula, como aplasia de medula ou mielodisplasia e doenças infecciosas como a leishmaniose.
O exame consiste na retirada de uma pequena amostra de medula óssea (líquido) ou fragmento do osso ilíaco (bacia), do esterno (parte superior do peito) ou tíbia (em caso de crianças).
↑ Clique na imagem
Agulha para biopsia de medula óssea aspirativa
Também conhecida por “tipo Illinois” possui a cânula mais curta, algumas vezes de comprimento ajustável, tem com o objetivo de aspirar o conteúdo liquido gelatinoso da medula óssea. O lado oposto da agulha possui conexão da seringa luer lock e slip para facilitar essa coleta.
Agulha para biopsia de medula óssea
Conhecida por “tipo Jamshid”, a agulha é mais longa pois além de coletar o aspirado liquido gelatinoso da medula, faz a retira de amostra do fragmento ósseo esponjoso da área mais profunda.
A agulha é inserida na estrutura esponjosa e o material aprisionado dentro da cânula é retirado com cuidado e encaminhado para análise.