Entenda a importância do monitoramento contínuo da pressão do cuff dos dispositivos médicos

Entenda a importância do monitoramento contínuo da pressão do cuff dos dispositivos médicos

Entenda a importância do monitoramento contínuo da pressão do cuff dos dispositivos médicos

Sem categoria

A mensuração da pressão do cuff é um procedimento muito importante na rotina de uma  unidade de terapia intensiva (UTI). Uma série de complicações que podem agravar o quadro clínico do paciente submetido à ventilação mecânica invasiva estão associadas tanto à hiper quanto à hipoinsuflação do balão. Atualmente, uma recente tecnologia chamada Accucuff permite realizar o monitoramento contínuo e preciso dessa pressão, garantindo mais segurança aos pacientes.  

Neste artigo, vamos explicar a função do balonete nos dispositivos ventilatórios invasivos, qual a sua pressão ideal e a importância de verificar de forma contínua a pressão do cuff.

O que é cuff?

Também chamado de balonete ou balão, o cuff dos dispositivos ventilatórios invasivos tem a função de vedar as vias aéreas e evitar o escape de ar, como também para impedir a passagem de líquidos e secreções para os pulmões. 

Cuff do dispositivo ventilatório invasivo

A pressão do cuff é transmitida diretamente na mucosa da traquéia, uma região muito delicada do nosso corpo. Ao longo do dia, essa pressão pode variar por diversos fatores, podendo ficar acima (hiperinsuflação) ou abaixo (hipoinsuflação) do valor ideal (entre 25 a 30 cm H2O para adulto). Por isso, é muito importante que o profissional da saúde monitore rotineiramente essa pressão.

A importância da mensuração contínua da pressão do cuff

O controle da pressão do cuff é um procedimento simples e que evita o agravamento do quadro clínico do paciente. Quando o balão está muito insuflado, o excesso de pressão na mucosa traqueal pode causar uma série de lesões, como edema celular, estenose traqueal, hemorragia, traqueomalácia e até mesmo necrose. 

Em contrapartida, se a pressão estiver abaixo do ideal, aumenta-se o risco do paciente aspirar as secreções que se acumulam acima do cuff, o que pode causar infecção pulmonar, mais conhecida como PAVM (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica). 

Accucuff: a maneira mais eficiente e segura de controlar a pressão do cuff

Para garantir a segurança dos pacientes e oferecer mais praticidade à rotina dos profissionais da saúde, a empresa Medis desenvolveu um dispositivo chamado Accucuff™. O dispositivo fica conectado 24 horas no paciente intubado e permite, portanto, um monitoramento preciso e contínuo da pressão do cuff. Pode ser manipulado com uma seringa Luer Lock ou Luer Slip, ou acoplado ao cufômetro.

Vantagens:

  • Fabricado em PVC transparente para facilitar a visualização 
  • Quatro marcadores de nível de pressão (ideal, alta, baixa ou negativa)
  • Monitoramento contínuo da pressão do cuff
  • Dispositivo leve que reduz risco de deslocamento do tubo
  • É livre de látex e DEHP
  • Uso único
  • É compatível com ressonância magnética, pois não contém metal ou molas
  • Não exige manutenção
  • Uso contínuo por até 29 dias

Além de qualquer profissional da saúde conseguir verificar o nível da pressão do cuff, a mais recente tecnologia facilita o ajuste dessa pressão, evitando a inflação excessiva do balonete. Outra vantagem é a sinalização da pressão negativa que garante que o cuff está totalmente esvaziado, minimizando o risco de trauma durante sua remoção. 

Indicador de pressão de balão Accucuff

 

Além dos indicadores de pressão do cuff, foram desenvolvidas também sondas endotraqueais já acopladas com o balão Accucuff. Elas conferem ainda mais praticidade e agilidade para a rotina dos profissionais de saúde

Vantagens:

  • Conectores transparentes permitem a fácil observação de sujidade
  • Olho de Murphy diminui o risco de oclusão e mantém o fluxo de ar
  • A suavidade do cuff proporciona mais conforto aos pacientes
  • Design chanfrado facilita a coleta de mais secreções nas vias aéreas no modelo supra cuff.
  • Balão fino que se encaixa perfeitamente na traqueia, minimizando o micro-vazamento, e na desinsuflação possui menos ruga, reduzindo o risco de lesão na traqueia na intubação e extubação

 

As sondas endotraqueais com balão e Accucuff estão disponíveis em três versões:

  1. Sonda Endotraqueal com Balão e Accucuff™

SONDA ENDOTRAQUEAL COM BALÃO COM ACCUCUFF™ MEDIS2.

2. Sonda Endotraqueal Aramada com Balão e Acuccuf™

Sonda Endotraqueal Aramada com Balão e Acuccuf™

3. Sonda Endotraqueal com Balão Supra Cuff e Accucuff™

 

Fale com um dos nossos representantes

A Cirúrgica Fernandes trouxe para o Brasil com exclusividade os produtos Accucuff™. Caso queira mais informações sobre esses produtos, entre em contato com um de nossos representantes

Cirúrgica Fernandes tem um catálogo com mais de 9 mil produtos médicos-hospitalares