Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Sem categoria

A fim de evitar conexões indevidas entre produtos de nutrição enteral com outros sistemas não relacionados a eles, criou-se um padrão internacional de conexão para dispositivos para alimentação enteral. Chamado de ENFit®, esta nova tecnologia vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

Para entender melhor por que esta nova conexão foi criada, como ela funciona e as vantagens que oferece, preparamos um conteúdo completo sobre ela. Boa leitura!

O que é nutrição enteral?

Antes de entender o conector ENFit®, é preciso compreender em que contexto ele é utilizado. A nutrição enteral é um procedimento comum em hospitais e centros clínicos. Consiste em fornecer alimentos, medicamentos (suplementos) ou outras soluções, por meio de sondas ou cateteres, para pacientes que não conseguem ou não podem se alimentar pela boca.

svg%3E

Ela se difere da nutrição parenteral, que é feita por fora do trato gastrointestinal e é usada para administração de medicamentos pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.

Por que o conector ENFit® foi criado?

Os dispositivos para nutrição enteral usam conectores universais passíveis de conexão com outros sistemas. Por conta disso, são frequentes as conexões indevidas entre um sistema de alimentação enteral e um não enteral, como o intravenoso. Contudo, a infusão de soluções em via intravenosa é muito perigosa. Em 18% dos casos, os pacientes evoluem para óbito*. 

Para evitar essas conexões indevidas, um grupo formado por médicos, fabricantes e reguladores criou a ISO 80369-3, que estabelece um padrão mundial de conexão para produtos de nutrição enteral. 

Benefícios do conector ENFit®

Os novos dispositivos para nutrição enteral possuem conexão macho-fêmea. Graças a esse design exclusivo, esses conectores não são compatíveis com outros produtos que não sejam ENFit®. Além de mais segurança, esse novo padrão possui aletas de travamento que evitam vazamentos durante a nutrição e desconexões acidentais.

BLOG ENFIT_3

Resultados comprovados

Diversos testes e estudos realizados em todo o mundo comprovaram a eficácia do conector ENFit®. Além de mais seguros, eles se mostraram ser precisos, fáceis de serem higienizados, capazes de drenar e ventilar e compatíveis com as necessidades de alimentação domiciliar.  

Compromisso com a saúde dos pacientes

Em diversos países da Europa e nos EUA já não se encontra equipamentos de nutrição enteral que não sejam ENFit®. No Brasil, essa padronização ainda não tem prazo definido e a mudança está ocorrendo de forma gradual. No momento, é possível usar adaptadores para fazer a transição de produtos que tenham conexão universal com produtos ENFit®.

BLOG ENFIT_4

Porém, preocupada com a segurança dos pacientes, a Cirúrgica Fernandes se antecipou à mudança e já está trabalhando com esta nova tecnologia. Além de trazer os produtos para o Brasil, a CF se tornou sócia da Associação Internacional de Provedores de Suprimentos Enterais (GEDSA – Global Enteral Device Supplier Association). Com 26 membros ativos, o grupo tem o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar a adoção do ENFit®.

Produtos ENFit® na Cirúrgica Fernandes

Sonda de gastrostomia com conector ENFit® macho

svg%3E

Fabricado em 100% silicone, a sonda de gastrostomia possui balão interno e disco externo para melhor fixação. Além disso, vem equipada com 3 vias:

  • 1 via para enchimento do balão, compatível com seringa de bico luer lock ou luer slip;
  • 1 via para administração de dieta;
  • 1 via para administração intermitente.

Interessado em adquirir produtos ENFit® ou saber mais sobre esta tecnologia? Entre em contato conosco pelo Televendas: 08000 554 999 ou fale com um de nossos representantes.

*Fonte: Simmons D, Symes L, Guenter P, Graves K. Tubing misconnections: normalization of deviance. Nutr Clin Pract. 2011; 26:286-293.

Cirúrgica Fernandes tem um catálogo com mais de 9 mil produtos médicos-hospitalares