Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Entenda como o conector ENFit® proporciona mais segurança aos pacientes em uso de nutrição enteral

Sem categoria

A fim de evitar conexões indevidas entre produtos de nutrição enteral com outros sistemas não relacionados a eles, criou-se um padrão internacional de conexão para dispositivos para alimentação enteral. Chamado de ENFit®, esta nova tecnologia vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

Para entender melhor por que esta nova conexão foi criada, como ela funciona e as vantagens que oferece, preparamos um conteúdo completo sobre ela. Boa leitura!

O que é nutrição enteral?

Antes de entender o conector ENFit®, é preciso compreender em que contexto ele é utilizado. A nutrição enteral é um procedimento comum em hospitais e centros clínicos. Consiste em fornecer alimentos, medicamentos (suplementos) ou outras soluções, por meio de sondas ou cateteres, para pacientes que não conseguem ou não podem se alimentar pela boca.

Ela se difere da nutrição parenteral, que é feita por fora do trato gastrointestinal e é usada para administração de medicamentos pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.

Por que o conector ENFit® foi criado?

Os dispositivos para nutrição enteral usam conectores universais passíveis de conexão com outros sistemas. Por conta disso, são frequentes as conexões indevidas entre um sistema de alimentação enteral e um não enteral, como o intravenoso. Contudo, a infusão de soluções em via intravenosa é muito perigosa. Em 18% dos casos, os pacientes evoluem para óbito*. 

Para evitar essas conexões indevidas, um grupo formado por médicos, fabricantes e reguladores criou a ISO 80369-3, que estabelece um padrão mundial de conexão para produtos de nutrição enteral. 

Benefícios do conector ENFit®

Os novos dispositivos para nutrição enteral possuem conexão macho-fêmea. Graças a esse design exclusivo, esses conectores não são compatíveis com outros produtos que não sejam ENFit®. Além de mais segurança, esse novo padrão possui aletas de travamento que evitam vazamentos durante a nutrição e desconexões acidentais.

BLOG ENFIT_3

Resultados comprovados

Diversos testes e estudos realizados em todo o mundo comprovaram a eficácia do conector ENFit®. Além de mais seguros, eles se mostraram ser precisos, fáceis de serem higienizados, capazes de drenar e ventilar e compatíveis com as necessidades de alimentação domiciliar.  

Compromisso com a saúde dos pacientes

Em diversos países da Europa e nos EUA já não se encontra equipamentos de nutrição enteral que não sejam ENFit®. No Brasil, essa padronização ainda não tem prazo definido e a mudança está ocorrendo de forma gradual. No momento, é possível usar adaptadores para fazer a transição de produtos que tenham conexão universal com produtos ENFit®.

BLOG ENFIT_4

Porém, preocupada com a segurança dos pacientes, a Cirúrgica Fernandes se antecipou à mudança e já está trabalhando com esta nova tecnologia. Além de trazer os produtos para o Brasil, a CF se tornou sócia da Associação Internacional de Provedores de Suprimentos Enterais (GEDSA – Global Enteral Device Supplier Association). Com 26 membros ativos, o grupo tem o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar a adoção do ENFit®.

Produtos ENFit® na Cirúrgica Fernandes

Sonda de gastrostomia com conector ENFit® macho

Fabricado em 100% silicone, a sonda de gastrostomia possui balão interno e disco externo para melhor fixação. Além disso, vem equipada com 3 vias:

  • 1 via para enchimento do balão, compatível com seringa de bico luer lock ou luer slip;
  • 1 via para administração de dieta;
  • 1 via para administração intermitente.

Interessado em adquirir produtos ENFit® ou saber mais sobre esta tecnologia? Entre em contato conosco pelo Televendas: 08000 554 999 ou fale com um de nossos representantes.

*Fonte: Simmons D, Symes L, Guenter P, Graves K. Tubing misconnections: normalization of deviance. Nutr Clin Pract. 2011; 26:286-293.

Cirúrgica Fernandes tem um catálogo com mais de 9 mil produtos médicos-hospitalares