Você Sabia? Infecção Urinária Relacionada a Sonda Vesical de Demora

Você Sabia? Infecção Urinária Relacionada a Sonda Vesical de Demora

Sem categoria

A infecção urinária é uma doença infecciosa causada por bactérias, fungos, vírus e parasitas, e é mais prevalente em mulheres, podendo também possuir índices em homens devido a manipulação do sistema urinário e de doenças da próstata.

Os tipos de infecções urinárias são classificadas de acordo com o órgão que acontece a infecção sendo:

Pielonefrite: é o tipo de infecção do trato urinário que atinge os rins, geralmente a partir da bexiga ou uretra.

Uretrite: é a infecção ou inflamação da uretra, o canal pelo qual depois de sair da bexiga a urina passa para ser expelida pelo organismo.

Cistite: infecção causada por bactérias que atacam a bexiga. Costuma ser causada por um tipo de bactéria nomeada Escherichia coli.

Você sabia…que as infecções urinárias acometem mais em mulheres do que em homens?

Mulheres são mais suscetíveis a ter infecção urinária por motivos da rota de contaminação, porque o órgão que garante que a
urina saia da bexiga é mais curto e mais próximo do ânus e possibilita a passagem de bactérias do ânus para a vagina. A probabilidade de uma mulher desenvolver infecção urinária é 50 vezes maior do que a dos homens e 30% das mulheres apresentam sintomas ao longo da vida.

Você sabia…que existem algumas situações que precisamos de um dispositivo para nos auxiliar a urinar?

Em alguns casos necessitamos de um dispositivo chamado sonda vesical, que é um dispositivo que fica localizado na bexiga
e é usada nos momentos em que passamos por um procedimento cirúrgico, quando não conseguimos urinar por um período de tempo, monitorar a quantidade de urina em pacientes internados com estado de saúde grave, paciente com disfunção da
bexiga, e em pacientes em fim de vida para conforto do mesmo.

A realização de procedimentos ocasiona as Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde (IRAS), junto com outros fatores como a gravidade clínica e o tempo de internação. As infecções urinárias estão relacionadas a um grande índice de infecções, correspondendo cerca de 70% a 98% referente a bactérias assintomáticas e 10% a 35% de infecções sintomáticas.

Você sabia…que há alguns produtos para minimizar esses índices de infecções?
Existem dispositivos que auxiliam na melhora dos índices de infeções urinárias. Entre esses estão a Sonda Foley de silicone, que minimiza a criação de biofilme, juntamente da bolsa coletora com câmara de Pasteur que tem como função fazer com que a entrada de urina na bolsa coletora seja por gotejamento, e a tampa para sonda Foley quando necessário.

 

Esses são alguns produtos disponíveis na Cirúrgica Fernandes: