Você sabia que a compressa neurocirúrgica é um protetor para tecido cerebral utilizado durante procedimentos cirúrgicos relacionados ao sistema nervoso central, como cirurgias cerebrais e na medula espinhal (coluna, traumas Cranianos ou Espinhais, Craniotomias entre outros)?
Essas compressas são especialmente projetadas para proteger tecidos nervosos, absorver fluidos corporais e sangue para melhor visualização do sítio cirúrgico e estanque de hemorragia.
Devem ser umedecidas com solução estéril apropriada antes de serem utilizadas na cirurgia. A umidificação das compressas tem a finalidade de garantir a absorção adequada de fluidos, manter o campo cirúrgico limpo e minimizar o risco de aderência à superfície tecidual.
Além disso, ela protege o tecido e vasos cerebrais de serem danificados utilizando-o como filtro quando o sangue, fluidos ou água para limpeza são aspirados com um aspirador.
É fabricada em camadas de tecido não tecido, cortadas em tamanhos específicos, com uma costura para manuseio e um fio detectável por Raio-X entre as camadas.
Disponível em diferentes tamanhos, permitem que o cirurgião selecione as compressas mais apropriadas para o procedimento específico.
As compressas neurocirúrgicas são essenciais para o sucesso e segurança dos procedimentos, garantindo um ambiente limpo e controlado para os cirurgiões trabalharem com precisão.
Você sabia…
Você sabia que o uso da compressa de gaze tem como risco a soltura de “fiapos”?